Freio e Embreagem Pneumático: A Combinação de Segurança e Eficiência

O conjunto de freio e embreagem pneumático é composto por uma embreagem monodisco acionada por ar e um freio monodisco acionado por molas, ambos integrados em um único sistema. Esse design atende aos requisitos da NR-12.

A construção deste sistema impede que a embreagem seja acoplada quando o freio estiver acionado e vice-versa. Além disso, não há necessidade de ajustes para compensar o desgaste, e a troca do material de fricção é feita de maneira fácil e sem a necessidade de desmontar a unidade.

Este sistema é amplamente utilizado em engenharia mecânica, principalmente em situações onde grandes massas precisam ser aceleradas ou desaceleradas rapidamente. Originalmente projetado para prensas e guilhotinas, sua construção compacta permite instalação em espaços reduzidos, como entre o corpo da máquina e o volante.

Atualmente, esse tipo de sistema é empregado na indústria em geral, sendo também utilizado para melhorias e retrofitting de equipamentos existentes. Sua capacidade de torque pode chegar até 45.000 Nm, e os furos e abas de fixação podem ser ajustados conforme a necessidade do projeto.

Embora o material de fricção seja resistente a altas temperaturas, a temperatura do cilindro não deve ser elevada durante a operação contínua para evitar danos nas vedações.

Cuidados:
– Certifique-se de que as superfícies de fricção estejam livres de óleos, graxas ou substâncias lubrificantes que possam comprometer o desempenho.
– Em caso de contaminação, realize a limpeza ou substituição imediata do material de fricção.
– Utilize ar comprimido filtrado e lubrificado com 1 a 3 gotas de óleo por m³.
– Para garantir tempos de resposta precisos, use tubulações de ar curtas e posicione o pulmão de reserva o mais próximo possível, além de garantir que a válvula de escape rápido tenha o diâmetro adequado.